For a Healthy Heart

FOR A HEALTHY HEART is now “CARDIO POWER UP”

The Cardiovascular Centre of the University of Lisbon (CCUL) promote, on a voluntary basis, educative actions in schools (3-18 years), in the scope of the project “For a Healthy Heart”. The aim is to sensitize children and young people to adopt healthy lifestyles to prevent cardiovascular disease. The activities upheld depend on the age and may include educational games, stories, informative materials, talks and debates.

Our proposal for the 2024/2025 school year is the “Cardio Power Up” program, which aims to contribute to the promotion of Cardiovascular Health Literacy with a focus on areas such as Nutrition and Physical Activity, Clinical Research and New Drug Development, Cardiovascular System Physiology, as well as the Major Cardiovascular Diseases and Risk Factors.

If you are interested in hosting us at your school or would like to organize a talk with one of our researchers, please fill out the form or contact us at: ines.oliveira@medicina.ulisboa.pt

O Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) promove, de forma voluntária, ações educativas nas escolas (do Ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário), no âmbito do projeto “Por um Coração Saudável”. O objetivo é sensibilizar crianças e jovens a adotar estilos de vida saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares. As atividades realizadas são definidas de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento dos alunos, e podem incluir jogos educativos e histórias (Pré-escolar e 1º Ciclo), materiais informativos, ou conversas e debates (2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário). 

A nossa proposta para o ano letivo de 2024/2025 é o programa “Cardio Power Up”, que tem como objetivo contribuir para a promoção da Literacia em Saúde Cardiovascular com ênfase em áreas como a Alimentação e Movimento, a Investigação Clínica e Desenvolvimento de Novos Medicamentos, a Fisiologia do Sistema  Cardiovascular, ou as suas Principais Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco.

Se estiver interessado em receber-nos na sua escola, ou quer organizar uma conversa com algum dos nossos investigadores, por favor preencha o formulário ou contacte-nos: ines.oliveira@medicina.ulisboa.pt

CARDIO POWER UP – SAÚDE CARDIOVASCULAR NAS ESCOLAS (2024/2025)

Cardio Power Up é uma iniciativa gratuita do CCUL@RISE, que tem como objetivo contribuir para a promoção da Literacia em Saúde Cardiovascular nas Escolas da Região de Lisboa.

Durante o ano letivo de 2024/2025 estão disponíveis as seguintes atividades:
  • Cardio Power Up: Explorando o sistema cardiovascular. Esta atividade pretende aumentar a literacia geral dos alunos sobre o sistema cardiovascular. De acordo com a faixa etária, poderão ser explorados modelos interativos digitais e/ou realizadas atividades práticas para que os estudantes possam compreender o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, bem como a importância de manter a saúde cardiovascular.
  • Cardio Power Up:  Alimentação e Movimento.  Nesta atividade, iremos focar a importância da nutrição e da atividade física para a saúde do coração. Serão realizados workshops sobre alimentação saudável e sessões interativas de promoção para a prática de atividade física adaptadas ao contexto escolar, com particular foco em como esses fatores contribuem para a saúde cardiovascular.
  • Cardio Power Up: Investigação Clínica e Desenvolvimento de Novos Medicamentos. Os alunos terão a oportunidade de explorar o processo de inovação em medicamentos com foco na saúde cardiovascular. Serão discutidas questões sobre como investigar e desenvolver novos tratamentos.
  • Cardio Power Up: Principais Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco. Focada na prevenção, esta atividade abordará as principais doenças cardiovasculares e fatores de risco, como o tabagismo, o uso de drogas, sedentarismo e obesidade. Serão realizadas palestras interativas e atividades de conscientização que discutirão os efeitos nocivos destas práticas na saúde.

Formulário de registo AQUI. 

For a Healthy heart - Previous Activities

 CARDIO POWER UP

Cardio Power Up é a proposta educativa do CCUL@RISE, para escolas do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secunsário, que tem como objetivo contribuir para a promoção da Literacia em Saúde Cardiovascular nas Escolas da Região de Lisboa.

Externato de São José, Restelo, Lisboa

Cardio Power Up: Principais Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco – 15 Maio, 2025 (22 alunos)

EB 2,3 Santa Iria de Azoia

Cardio Power Up: Alimentação e Movimento – 29 Abril, 2025 (21 alunos)

Casa Pia de Lisboa

Cardio Power Up: Investigação Clínica e Desenvolvimento de Novos Fármacos – 28 Abril, 2025 (18 alunos)

Ciência Viva, Compreender Saúde: Saúde em Foco

Atividade física e comportamento sedentário – 24 e 26 Março, 2025 (50 alunos)

Escola Secundária Josefa de Óbidos, Campo de Ourique

Cardio Power Up: Alimentação e Movimento – 4 Fevereiro, 2025 (24 alunos)

Escola Avé Maria, Alcântara

Cardio Power Up: Explorando o sistema cardiovascular – 8 Janeiro, 2025 (17 alunos)

Escola Secundária D. Luísa de Gusmão, Penha de França

Cardio Power Up: Alimentação e Movimento – 6 Dezembro, 2024 (23 alunos)

Escola Pedro de Santarém, Benfica

Cardio Power Up: Explorando o Sistema Cardiovascular – 26 Novembro, 2024 (24 alunos)

CIENTIFICAMENTE PROVÁVEL

“Cientificamente Provável” é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde o CCUL participa com o objetivo de promover a literacia científica na área da saúde cardiovascular e facilitar o contacto entre a comunidade escolar e a comunidade científica.

Escola Básica Vasco Santana, Ramada

2 Abril, 2024 (51 alunos)

Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, Linda-a-Velha

21 Dezembro, 2023 (83 alunos)

Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa

17 Maio, 2023 (47 alunos)

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes, Lisboa

8 Junho, 2022 (49 alunos)

EB 2,3 S Gil Vicente, Lisboa

27 Abril, 2022 (26 alunos)

EB 2,3 S Gil Vicente, Lisboa

20 Abril, 2022 (25 alunos)

EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes, Vila Franca de Xira

23 Fevereiro, 2022 (50 alunos)

Centro Ciência Viva do Alviela, Escolas do Médio Tejo

18 Fevereiro, 2022 (52 alunos)

Centro Ciência Viva do Alviela, Escolas do Médio Tejo

24 Novembro, 2021 (50 alunos)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 As ações de formação de professores, direcionadas para profissionais do Ensino Básico e Ensino Secundário, são organizadas pelo CCUL em parceria com o Centro de Formação Ciência Viva. Têm como objetivo apoiar os professores na promoção da literacia cardiovascular,  facilitar o contato entre a comunidade educativa e a comunidade científica, e facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula. 

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

HeartLab 2.0: Ferramentas para a exploração prática do sistema cardiovascular – 25 Maio, 2024 (Grupo de docência 520)

 

Carsoscópio – Centro Ciência Viva do Alviela, Alcanena

HeartLab 2.0: Ferramentas para a exploração prática do sistema cardiovascular – 20 Abril, 2024 (Grupo de docência 520)

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, Lisboa

HeartLab 1.0: Ferramentas para a exploração prática do sistema cardiovascular – 9 Março, 2024
(Grupo de docência 110, 230)

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, Lisboa

 Da investigação à comunicação, 2.ª Conferência de Professores compreender SAÚDE – 26 Janeiro, 2024 (Grupo de docência 110, 230, 520)

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Março e Abril, 2022 (Grupo de docência 110, 230, 520)

ATIVIDADES PRESENCIAIS EM ESCOLAS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

Desenvolvimento de atividades presenciais, especialmente dedicadas aos mais jovens, onde as histórias, os jogos e a dramatização apoiam o esclarecimento de conceitos relacionados com o funcionamento do sistema cardiovascular, e a adoção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis.

Escola Básica S. João de Brito, Alvalade

5 Junho, 2023 (22 alunos)

Escola Ciência Viva do Alviela 

31 Maio, 2023 (20 alunos)

Escola Ciência Viva – JI nº1 de Benfica, Lisboa

11 Maio, 2023 (20 alunos)

EB Bairro de São Miguel, Lisboa

4 Maio, 2023 (22 alunos)

Escola Ciência Viva – EB Condado e EB Patrício Prazeres

15 Dezembro, 2022 (50 alunos)

Colégio Sagrado Coração de Maria

16 Novembro, 2022 (25 alunos)

EB 1 São João de Deus

Outubro, 2021 (25 alunos)

Colégio Moderno, Lisboa

24 Setembro, 2021 (2 turmas)

EB1/JI S. Pedro, Sintra

28 Fevereiro, 2020 (2 turmas)

 EB 2,3 D. Fernando II, Sintra

13 Fevereiro, 2020 (2 turmas)

Associação Infante Sagres, Lisboa

6 Novembro, 2019 (4 turmas)

Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, Loures

17 Outubro, 2019 (3 turmas)

Colégio O Pátio das Andorinhas, Almada

26 Setembro, 2019 (2 turmas)

EB1/JI da Apelação, Loures

Junho, 2019 (4 turmas)

Colégio Moderno, Lisboa

12 Junho, 2019 (2 turmas)

Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Maria Keil, Loures

7 Junho, 2019 (2 turmos)

EB1–Leão de Arroios, Agrupamento Luís de Camões, Lisboa

14 Maio, 2019 (2 turmos)

Jardim de Infância Serra das Minas nº2, Sintra

5 Abril, 2019 (4 turmas)

Jardim de Infância do Prior Velho, Loures

15 Maio, 2019 (4 turmas)

Colégio Sagrado Coração de Maria, Lisboa

15 Março, 2019 (2 turmas)

Jardim de Infância Sá de Miranda, Oeiras

15 Fevereiro, 2019 (3 turmas)

Jardim de Infância António Rebelo de Andrade, Oeiras

29 Janeiro, 2019 (2 turmas)

Jardim de Infância Carcavelos, Cascais

27 Novembro, 2018 (2 turmas)

Creche Gulbenkian, Lisboa

3 Outubro, 2018 (1 turma)

FUNDED PROJECTS

2019-2021: FOR A HEALTHY HEART FOR ALL (Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Call: Comunicar Saúde) 

RESEARCH PLATFORMS

Exceptional science demands outstanding tools and innovative ways of thinking. Our Research Platforms provide technology and expertise on observational and experimental facilities, aimed to support innovative research and promote crosscutting interactions among disciplines.

These facilities serve researchers from CCUL and all the Lisbon Academic Medical Centre, but are also open to the entire scientific community.
Experience specialists coordinate and manage these research platforms providing the support and necessary guidance through all steps of experimental procedure.

PLATFORMS OF CCUL

COLLABORATIVE PLATFORMS

CETERA (Academic Consulting Research Organization)

ACCESS TO GIMM SCIENTIFIC AND CLINICAL PLATFORMS

Zebrafish

Histopathology

Rodent

Genomics

Flow Cytometry

Proteomics

Bioimaging

Metabolomics