“Há muita investigação pela frente e é importante o debate entre os profissionais de saúde”, sendo o Dia Mundial do Rim “propício justamente para aumentar o conhecimento e a valorização da doença renal crónica, que é bastante prevalente”.
O presidente da SPN desafiou os Serviços de Nefrologia de todo o país a aproveitarem a semana em que se assinalou o Dia Mundial do Rim para promoverem iniciativas locais a nível hospitalar e da comunidade.
A sessão clínica foi introduzida por Sónia Silva, diretora do Serviço de Nefrologia do HBA e traduziu-se numa apresentação de Beatriz Donato, interna do 4.º ano de Nefrologia, sobre temas clínicos. Seguiu-se um momento de debate entre os profissionais presentes.
A doença renal crónica é um problema comum a nível mundial, estimando-se que um em cada dez adultos em todo o mundo sofra deste problema, que, se não for tratado, pode ser mortal. Embora a deteção precoce possa prevenir a morbilidade e a mortalidade, as taxas continuam a aumentar anualmente, estimando-se que possa vir a tornar-se a quinta principal causa de morte em 2040.
Recent Comments