A propósito da sua intervenção no Heart Team 2022, a Prof.ª Doutora Dulce Brito, cardiologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, partilhou com a My Cardiologia os principais temas abordados na sessão dedicada às mais recentes Guidelines da European Society of Cardiology (ESC).
A especialista começou por explicar que o simpósio realçou as semelhanças e diferenças das recomendações internacionais emitidas pela Canadian Cardiovascular Society, pelo American College of Cardiology e pela European Society of Cardiology para o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca (IC), à luz de uma perspetiva crítica nacional.
“Em Portugal, há milhares de doentes com IC-FEr”, afirma, explicando que, na prática clínica, “se valorizam mais as guidelines europeias”. Neste contexto, acrescentou, “os palestrantes do simpósio partilharam e comentaram um documento de consenso da sua autoria, recentemente publicado, com orientações práticas para uma intervenção no doente com IC-FEr e considerando a presença ou ausência de diabetes tipo 2”.
Recent Comments